Uma laje pré-moldada de concreto é hoje a melhor opção para diversos tipos de projetos. Contam com muitos modelos, com materiais que atendem a todas demandas, bem como têm a vantagem da praticidade. Confira mais sobre estas estruturas.
O que é uma laje pré-moldada de concreto?
É um dos tipos de laje industrializada, ou seja, fabricada de modo prévio. De maneira geral, estas peças pré-moldadas têm na sua constituição lajotas de cerâmica ou de concreto, isopor ou vigotas. Assim, os tipos mais usados na construção civil são as lajes:
Estes tipos estão muito presentes nas obras e, sobretudo, em residências. Deve-se destacar que na sua estrutura padrão utiliza-se o concreto. Portanto, este é o motivo do seu nome.
Laje pré-moldada de concreto e laje maciça: diferenças
Laje maciça é um sistema de construção que utiliza concreto armado. A principal diferença entre esta e a pré-moldada é que a maciça é modelada in loco, ou seja, na própria estrutura da obra.
Este gênero é o mais clássico e surgiu há muitos anos, com as primeiras construções em concreto. Foi, ainda, utilizada como o principal método de construção durante muito tempo.
Como vantagens, tem sua resistência e o fato de poder adaptar estes blocos a diferentes projetos, visto que a base é moldada no local. Do mesmo modo, tem pontos negativos como:
Estes fatores, por certo, pesam na escolha do consumidor. Ainda, com isso é possível entender porque o sistema é trocado, em algumas construções, pelas peças pré-moldadas.
Quais vantagens tem uma laje pré-moldada de concreto?
Existem, de fato, diversas vantagens em usar este gênero de laje em uma obra. Estes pontos positivos também acabam por variar de acordo com o tipo. No entanto, de forma geral alguns benefícios de sua escolha incluem:
Mais agilidade
Como a estrutura é pré-fabricada, há uma grande economia de tempo. As peças são transportadas e montadas com bastante rapidez e simplicidade. Logo, se você quer ganhar tempo na sua obra, uma laje pré-moldada de concreto é uma boa opção.
Ambiente ordenado
Estas peças têm a grande vantagem de chegarem prontas à obra. Então, ainda que seja preciso fazer concreto para cobrir a base, o volume é bem menor. Além disso, o suporte vem de fábrica, o que diminui a produção de entulho e a poluição ambiental e visual.
Qualidade do material
Como é um material produzido de antemão em indústria, via de regra, há garantias de que o produto final tenha boa qualidade. Além do mais, existem regras fixadas pela ABNT com padrões de fabricação e comercialização destes itens.
Evolução
As peças pré-fabricadas podem ser vistas como evolução que segue as mudanças tecnológicas. Embora outros tipos ainda sejam usados, o consumidor hoje valoriza o que é prático e moderno. Isso, com certeza, é obtido com uma laje pré-moldada de concreto.
Busque sempre opções confiáveis na sua região para evitar qualquer tipo de problema futuro na sua construção. Assim, busque a opinião de outros clientes, bem como, busque custos que fiquem dentro da realidade do seu orçamento.