O bloco de cimento é um produto prático e econômico. Por isso, é um material muito vantajoso de se utilizar na estrutura de uma obra. Ainda, é resistente, fácil de produzir e pode ser usado de várias formas diferentes, como na construção de casas.
O que é o cimento?
É um pó fino, que possui propriedades de ligação e mistura. Então, durante a fabricação endurece ao entrar em contato com a água e depois não é mais possível molhá-lo. Além disso, o cimento é o principal componente do concreto.
Composição básica e produção do cimento
É obtido por meio da mineração e seu principal componente é o calcário. Todos os outros minerais são misturados a ele. A seguir, confira quais são os ingredientes necessários para produzir o material:
O processo de fabricação se compõe de várias etapas no total. Ao longo da produção é colocada na mistura cada uma das substâncias utilizadas no preparo do cimento. No final, a aparência é de um pó cinza.
O que é o bloco de cimento?
O bloco de cimento é feito de um material rígido e tem formato retangular. Nesse sentido, possui uma aparência oposta à do seu elemento de origem. Aliás, as etapas de compactação e cura são essenciais para obter sua forma padrão.
Diferenças entre bloco de cimento e de concreto
A composição é o que torna o bloco de cimento e de concreto diferentes. Em relação ao uso, os dois tipos estão presentes nas mesmas coisas, como por exemplo, na estrutura de residências e prédios.
Motivos para utilizar o bloco de cimento
Os blocos de concreto combinam muito com o padrão das casas brasileiras. Ainda assim, usa-se pouco nas construções. Então, veja alguns bons motivos para usar mais essas peças:
Outro motivo menos notado é tornar mais prática a limpeza dos locais de construção. Dessa forma, a quantidade de cimento e a bagunça serão menores, porque será necessário menos preparo de material.
Riscos associados ao uso dos blocos de cimento
As grandes indústrias do mundo causam alguns impactos negativos, como a poluição do ar. Nesse sentido, acontece a mesma coisa com as fabricantes de blocos de cimento. Assim, os maiores riscos estão no processo de fabricação e nos erros ao lidar com o material.
Exemplos de risco
É possível reduzir ou até mesmo evitar o problema, ao ter atitudes adequadas. Desse modo, é necessário primeiro perceber qual o tipo de perigo. A seguir, confira os mais comuns relacionados com o meio ambiente e a saúde:
A previsão é de que aumente ainda mais a procura por blocos de cimento nos próximos anos. Então, é importante que cada fábrica mude seus processos e reduza seus impactos no meio ambiente.
Os funcionários devem sempre utilizar EPIs durante o trabalho. Dessa forma, não haverá mais problemas de saúde nessa área. Assim, todos poderão ajudar essa indústria a crescer com segurança.