Importante em regiões semiáridas, a cisterna subterrânea de concreto é de grande ajuda para armazenar água. Assim, com capacidade padrão de até 50 mil litros, pode garantir até seis meses de água para uma família. Agora, conheça mais sobre essa construção.
Para que serve a cisterna subterrânea de concreto?
Ela tem a função de revestir as paredes internas de um sistema de captação de água da chuva. Nesse sentido, ela impede seu vazamento e preserva sua qualidade. Desse modo, garante o consumo saudável da mesma.
A importância das cisternas
Nas regiões mais secas do país, a água fica escassa em períodos do ano sem chuva. Dessa forma, o uso dessas peças se torna essencial para a qualidade de vida das pessoas que vivem nessas áreas.
O sistema guarda a água durante toda a época de chuvas. Então, consegue abastecer uma casa com até cinco moradores por vários meses. Por isso, é uma estratégia usada até mesmo pelo governo para dar assistência a essas comunidades.
Funcionamento da cisterna subterrânea de concreto
O sistema de captação funciona com calhas que ficam no telhado ou no piso, por onde a água entra. Em seguida, ela fica dentro da cisterna subterrânea de concreto, que deve ser uma estrutura resistente. Bem como, impermeável para que não vaze.
Na parte de cima deve ter um sifão-ladrão para direcionar a água para o sistema de infiltração no solo. Além disso, a cisterna deve estar sempre fechada para evitar a luz do sol, e assim, o surgimento de algas.
A estrutura fica abaixo do chão para garantir o controle de temperatura e qualidade da água. E ainda, também possa preservar os materiais com que ela foi construída. Por último, deve-se colocar um filtro de folhas antes da entrada, para que não haja entupimento.
Quando a água pode ser usada
Como a chuva carrega os poluentes da atmosfera, antes de poder consumir a água, se deve purificá-la. Porém, existe a opção de criar um sistema para descartar os primeiros litros captados, que são os poluídos.
Esse sistema vai depender da área em que a cisterna vai ser construída. Bem como, da poluição do ar no local para que se saiba se vai ser preciso construí-lo.
Tipos de blocos de concreto usados
Existem vários tipos de blocos no mercado, mas para a cisterna subterrânea de concreto, se usa anéis desse material. Dessa maneira, precisam ser tubos de qualidade para que resistam às ações do solo.
Vantagens da cisterna subterrânea de concreto
No mercado pode-se usar vários materiais para construir um reservatório de água. Porém, os de concreto possuem algumas vantagens que serão citadas a seguir.
Fácil instalação
As cisternas de concreto podem ser pré-fabricadas e apenas instaladas, diferente das de plástico, por exemplo. Do mesmo modo, podem ser construídas direto no local desde o início, que é a forma mais comum.
Maior durabilidade
O concreto possui uma resistência maior que os outros materiais. Assim, ele dura por vários anos e requer menos manutenção, o que o torna ideal para projetos a longo prazo.